Está tentando descobrir onde fica Berlim?
Nós podemos lhe ajudar.
Nesse post iremos falar um pouco sobre essa cidade e como ela conseguir ficar famosa.
Mas é claro, iremos responder a sua questão, afinal de contas, onde fica Berlim mesmo?
Conhecendo um pouco de onde fica Berlim
Se você ainda não sabe onde fica Berlim, saiba que ela é a capital da Alemanha e também um estado do país, com uma população que já chega aos 3,5 milhões, tornando Berlim a maior cidade da Alemanha.
O estado fica na região nordeste da União Europeia e tem um clima temperado com florestas, parques, rios e lagos.
A primeira vez que Berlim apareceu em algum registro foi no século VIII, sendo a capital de diversos reinos e impérios.
A capital acabou sendo dividida em Alemanha Oriental e Ocidental depois da Segunda Guerra Mundial.
Com as mais de 190 nações que passaram pelo território, Berlim acabou se tornando uma referência para a política, culta e ciência.
A parte econômica do estado se desenvolve sobre setores de serviços com várias indústrias que chamam a atenção de vários países, mídias e lugares exclusivos de convenção.
Grande parte das indústrias atuam no ramo biotecnológico, eletrônicos, farmacêutico e desenvolvimento de energia renovável.
A história de Berlim
Depois do terrível resultado da Primeira Guerra, o império de Berlim caiu e entrou em uma crise gigantesca em 1818, com isso veio a implementação de uma república.
Mesmo com rebeliões e condições econômicas desfavoráveis, Berlim desenvolvia uma clima cultural e foi ai que que as pessoas passaram a saber mais sobre onde fica Berlim.
Cheia de teatros, cinemas e uma vida noturna inesquecível o lugar se tornava um enorme centro para a diversidade e criatividade.
Por volta dos anos 30, Hitler virou chanceler e a parte histórica mais conhecida do mundo começou.
Com tolerância zero a qualquer judeu, comunista, homossexuais ou qualquer ideia que fosse contrária à do chanceler.
Ainda no início de um processo que deixou profundas marcas no mundo, Berlim sediou os Jogos Olímpicos em 36, seguido pelo começo da Segunda Grande Guerra em 39.
Infelizmente, a destruição da guerra atingiu grande parte da cidade, derrubando muitas casas e monumentos, culpa principalmente dos bombardeios aéreos de 41.
Muito provavelmente você tenha ouvido falar de onde fica Berlim durante esse período, já que está bem registrado nos livros de história.
As ruínas deixaram espaço para que uma nova cidade fosse construída após a guerra, sendo que o território acabou dividido entres aqueles que venceram.
Foi então que o distinto Muro de Berlim terminou de ser construído em agosto de 1961, o dois lados (oeste e leste) não podiam ter nenhum tipo de contato, familiar ou empregatício.
Dois anos mais tarde, o presidente Kennedy conseguiu negociar a passagem de bilhetes e uma estação que possuía salas de espera recebeu o nome de Palácio das Lágrimas.
O início da mudança
Um fato histórico que marcou o fim de uma era, foi a Queda do Muro de Berlim, em 1989.
Com a queda o estado era novamente um só e todos eram livres para andar pelos dois lados de Berlim.
Então, a capital passou a ser sede e também o centro político do governo alemão, era 1990, e Berlim havia sido unificada.
Esse processo deu início a uma fusão dos daqueles que eram ex-comunistas que durou mais de vinte anos e custou mais de 6 milhões de euros por mês.
Com o final do processo todos os direitos e deveres passaram a ser iguais para todos e um movimento de olho no futuro.
A capital investe em cultura, tolerância e no respeito ao diferente. Como forma de garantir que o passado não se repita mais.
Andar pelas ruas de Berlim hoje é olhar através de uma infraestrutura moderna, cheia de apartamentos e galerias que dão espaço para a arte, destas e música.
Berlim possui mais de 420 galarias de arte, sem contar os museus e as artes de rua que, muitos artistas, garantem ser a maior inspiração para a criatividade e o desenvolvimento.
Paisagens e riquezas chamam a atenção dos turistas, sendo todos os anos o local se reinventa e deixas muitos com os olhos marejados.
O centro da capital é cheio de prédios altos, vidros para todos os lados e uma modernidade que parece estar alguns anos na frente do resto do mundo.
Em outros locais, o governo garantiu a preservação de esculturas e diversos locais antigos, investindo em restauração e preservação.
O contraste entre a tecnologia e o contemporâneo retratam uma arquitetura nova, baseada em um lugar antigo, que sabe que a beleza deve ser preservada.
A cidade tem uma diversidade que assusta são mais de 170 museus, 400 igrejas e 6 mil bares. Sendo que a cidade ainda tem diversos parques, óperas e em torno de 7 mil marcas de cerveja.
O que você não sabe sobre Berlim
A cidade tem inúmeras curiosidades que podem até parecer impossíveis, por isso, antes das férias existem algumas coisas que você precisa saber.
– Berlim leva as leis de segurança no trânsito a sério:
Por isso se você for pego falando ao celular enquanto estiver andando de bicicleta pode levar uma multa.
Multas também podem ser aplicadas para pedestres pegos atravessando a rua quando o sinal estiver fechado para passagem.
– Existe um projeto que foi traduzido como “Pedra no caminho”:
O artista, de nome Gunter Demnig, criou placas e colocou na frente de casas onde moraram famílias perseguidas durante o nazismo.
Na “pedra” está escrito o nome da pessoa, data de nascimento, óbito e quando aquela pessoa foi para o campo de concentração.
A ideia é homenagear essas pessoas que tanto sofreram e mostrar um capítulo ruim do mundo.
– Os alemães adoram o café da manhã:
Por isso é muito comum ver os cafés sempre cheios logo cedo.
Com isso, alguns restaurante e cafés acabaram estendendo o horário da primeira refeição do dia até as 3 horas da tarde.
Você também vai notar, que esses estabelecimentos estão sempre cheios de flores de verdade e de todas as cores.
Conclusão
Berlim é a cidade capaz de contar um pedaço triste da história mundial nos vários cantos monumentos.
Porém, a população prefere entender esse episódio como algo que aconteceu e fez o país se reerguer e ser melhor.
Investindo na criatividade e desenvolvimento, a cidade ostra que é possível passar por vários obstáculos e ficar ainda mais solidificada.