Pensando em conseguir uma passagem para Portugal e não sabe por onde começar?
Então pare tudo o que você está fazendo pois nesse post iremos lhe ajudar.
Valor de uma passagem para Portugal
O custo de uma passagem para Portugal vai depender de diversos fatores como a temporada (alta ou baixa) e quanto tempo antes você compra a passagem.
Além disso, algumas empresas aéreas acabam fazendo pacotes de viajem com passagens de ida e volta e até hotéis, em alguns casos, que acabam tendo um valor diferenciado.
Geralmente, o valor pago por uma passagem para Portugal durante outubro e maio acabam sendo mais baratos.
Porém, esse valor cresce bastante em dezembro, por ser natal.
Já nos meses de junho e setembro, o valor da passagem para Portugal volta a crescer. Já que esses são os meses de verão no país, sendo considerada a alta temporada.
Se você comprar uma passagem para Portugal com antecedência de até 2 meses para a alta temporada (verão), vai pagar em torno de 3.500 reais.
Já durante os meses da baixa temporada, com esse mesmo prazo de antecedência, a passagem vai custar mais ou menos 2.600.
Por essa variação entre temporadas e companhias aéreas, a melhor opção é comprar nos diversos sites e ficar de olho nas promoções.
Além disso, você precisa prestar muita atenção nas escalas de voo.
Isso porque algumas empresas acabam fazendo escalas em outros países, como a Air France, que vai primeiro para a França e depois de lá, você pega outro avião para chegar no seu destino final.
Em alguns casos, você sai desse “país do meio” no mesmo dia, em outros você acaba ficando um tempo no país da escala de voo.
Se a sua preferência for por um voo direto, a melhor opção é escolher uma empresa portuguesa ou brasileira, como a TAP ou a Azul.
Documentos para a viagem
Além de ter que se preocupar em comprar a passagem, fazer as malas, arrumar hotel e outra infinidade de burocracias, é preciso se preocupar com a documentação para entrar no país.
Se você acredita que a parte mais difícil é comprar uma passagem, tem uma notícia que você precisa saber.
A primeira informação valiosa para a sua entrada em Portugal é sobre a documentação, afinal ninguém quer ser barrado em um aeroporto estrangeiro.
Por isso, prepare o seu passaporte.
O consulado português define que não é preciso retirar um visto para turistas que querem conhecer o país vizinho.
Porém, o prazo de estadia para turistas é de (no máximo) 90 dias e isso significa que o seu passaporte deve ter uma validade igual ou maior que 3 meses.
Para entender melhor funciona assim, se você for ficar 90 dias em Portugal (que é o prazo máximo), vai precisar solicitar um passaporte com validade de 6 meses.
Agora, se você for ficar em torno de um mês, o consulado pode autorizar a sua entrada com um passaporte que vale por 3 meses.
De qualquer forma, a melhor opção, é sempre entrar em contato com o consulado português no Brasil e pedir qual o prazo que eles querem para o seu passaporte de acordo com os dias da sua estadia.
Além do passaporte, você vai precisar apresentar um comprovante de compra da passagem de ida e volta, afinal você vai embora do país em uma data marcada.
Outro comprovante que o consulado sempre solicita para os viajantes é do local onde você vai ficar hospedado durante a sua estadia e uma declaração de onde você trabalha no Brasil.
Essa declaração é emitida pelo seu empregador, público ou privado, e deve ser autenticado em algum dos consulados do seu país.
Para terminar a parte burocrática, você vai precisar apresentar um comprovante dos seus meios financeiros para o tempo que vai ficar no país.
Esse valor é tem torno de 40 euros por cada dia da sua estadia, somado 75 euros referente a entrada no país.
Fazendo as malas
Depois de comprar a passagem para Portugal vem a grande dúvida sobre o que levar na mala de viagem.
Por isso, não entre em desespero e comece a pensar sobre o que você vai precisar usar.
O primeiro passo para montar uma mala para viagem é saber levar apenas o necessário.
Para fazer isso vem o segundo passo, que é saber qual vai ser o clima para a época da sua viagem.
Essas duas questões podem parecer bem simples, mas são os dois pontos principais para você aproveitar a sua viagem sem 5 malas atrás de você.
– Verão:
O verão em Portugal é bem quente mesmo durante a noite, com isso, os pontos de encontro acaba sendo parques cheios de árvores ou lugares fechados e com ar condicionado.
Por isso, se a sua viagem for durante o verão, separe roupas claras e leves mesmo para os programas noturnos.
Durante julho e agosto a temperatura chega aos 35 graus facilmente.
Já em setembro a temperatura começa a ficar um pouco mais confortável e o clima fica mais refrescante, sendo comum uma temperatura em torno de 20 graus.
– Inverno:
O inverno em Portugal tem início em dezembro e, geralmente, esse processo é marcado por chuvas do fim de outono.
Nessa época do ano, as temperaturas podem variar pode volta dos 2 graus e os dias são mais curtos, tendo duas horas a menos se comparado com o fuso horário de Brasília.
Ainda que as temperaturas não cheguem a números que possam assustar os turistas, é bom deixar um cachecol e um sapato quente separados para o inverno.
Além disso, a preferência são roupas escuras e casacos com golas altas, para proteger a região do pescoço dos ventos gelados, principalmente durante a noite.
Peças de roupas e sapatos impermeáveis podem ser uma boa opção para quem pretende fazer caminhadas, principalmente em áreas verdes, já que pode ocorrer chuvas durante o dia, seguidas por um sol bem fraco.
Dicas para a viagem
Antes de correr para comprar a sua passagem para Portugal, existem algumas dicas de viagem que podem te ajudar a fazer com que tudo aconteça da forma que você está esperando.
Por isso, pegue a lista e não deixe de anotar.
– Euros e documentos:
Comprar euros no aeroporto é uma das coisas que você não deve fazer, isso porque o valor costuma ser quase o dobro e você vai perder dinheiro.
Por isso, quando começar a planejar a sua viagem, vá comprando euros e deixe eles muito bem guardados.
Para isso, acompanhe a variação do euro para turismo e aproveita quando o custo da compra cair.
Uma boa opção é procurar casas de câmbio ou agencias para viagem.
Quanto aos documentos saiba sempre que a melhor opção é levar tudo.
Por isso, tenha em mãos passaportes, comprovantes de passagens, comprovantes de hotéis, extratos e qualquer outros documentos que podem facilitar a sua passagem durante a entrada no país.
E se for pego por algum “policial” que queira revistar a sua mala, apenas peça qual ele quer ver primeiro.
Afinal, de qualquer forma ele vai acabar vendo e quanto mais rápido você mostrar a mala e todos os documentos, mais rápido você se livra dele.
– Hotel:
Antes de fechar qualquer pacote de viagem que já tenha o hotel incluso, pesquise sobre os valores das diárias.
Isso porque, na maior parte das vezes, sai mais barato você pagar pela diária em um hotel e comprar sua passagem que escolher por um pacote fechado.
Além disso, prefira hotéis que tenham algum ponto de transporte público por perto, isso facilita na hora de você ir até os pontos turísticos do país.
Outra informação referente ao hotel é que, a única refeição que você vai fazer lá (provavelmente) vai ser o café da manhã.
Isso porque, turistas passam o dia todo vendo pontos turísticos e com isso pode não valer a pena escolher por um pacote no hotel que ofereça almoço e jantar.
Alguns hotéis têm lavanderias e cofres para quem está hospedado e isso pode ser uma vantagem.
Em primeiro lugar evita que você leve muitas roupas (muitas malas) já que você pode lavar e utilizar as roupas novamente.
Já os cofres podem ser a chance de você levar o dinheiro todo em espécie, mas deixar ele em um local seguro. Até porque o cartão é pouco utilizado no país.
– Seguros e turismo:
O seguro de saúde de viagem é obrigatório para que você possa entrar em Portugal e não é um exagero.
Pense bem, pagando esse seguro você pode ir até um hospital, se necessário, e não vai precisar pagar uma quantia absurda se acontecer qualquer imprevisto.
A cobertura desse seguro é em torno de 30 mil euros e custa em torno de 250 reais.
Além disso, ter um roteiro de viagem é a melhor opção para qualquer turista.
Dessa forma você já sabe quais locais vai visitar e evita de perder tempo andando no país à deriva, procurando algo que não sabe onde está.
– Cópias e segurança:
Portugal é considerado um país muito seguro, sendo incomum ouvir sobre furtos, roubos ou assassinatos.
Considerado um país calmo e excelente para relaxar, mas que não impede que você perca ou danifique documentos.
Por isso, a melhor opção é ir até um cartório do país (chamado de notário) e solicitar cópias autenticadas de passaportes, seguros e do comprovante do hotel.
Dessa forma, você pode andar pelo país mais tranquila com as cópias e deixar os documentos originais em um cofre do hotel ou outro lugar seguro.
– Vacinas e comidas:
Se você tem um problema com agulhas e está com vacinas atrasadas, mas já comprou a passagem para Portugal, você tem um problema.
Isso porque o consulado pode solicitar que você comprove que está com as vacinas de febre amarela e malária em dia.
Então, atualize as suas.
Além disso, se você em Portugal, nada melhor que comer a comida portuguesa.
Esqueça qualquer coisa que já ouviu sobre as comidas típicas de Portugal e se renda ao sabor do país.
Provar tudo o que está ao seu alcance é uma das formas de aproveitar ao máximo a sua viagem.
– Andando por Portugal:
Com a passagem para Portugal você cai direto em algum aeroporto e, provavelmente, vai pedir por um taxi para chegar até o hotel.
Já para andar pelos pontos turísticos você acabar optando pelo ônibus, metrôs ou até pensar em alugar um carro.
Por isso, esteja preparado para essa situação e peça a sua autorização internacional para dirigir ou você vai depende de outros meios.
Para solicitar essa autorização basta acessar o site do Detran que um documento será enviado para você, por isso saiba quais são as categorias necessárias no país.
Na Itália por exemplo, só pessoas com categoria A para moto podem dirigir veículos com mais de 125 cilindradas.
Além disso, sempre peça por um seguro completo se for alugar algum veículo.
– Celular:
Você provavelmente se esqueceu que o seu chip do celular só funciona em território nacional não é mesmo?
Por isso, se você também não desgruda do aparelho e vai levar ele para a sua viagem, não se esqueça de pedir para que a operadora ative o serviço de Roaming Internacional.
Dessa forma, o seu aparelho vai estar ativo assim que você entrar em Portugal.
– Bagagem de mão:
Ao comprar a sua passagem para Portugal, você provavelmente já pensou no que vai colocar na sua bagagem de mão.
Por isso, se você ao quer ter a sua bagagem ser despachada precisa tomar alguns cuidados.
Então não coloque qualquer objeto pontiagudo ou cortante, medicamentos com mais de 100ml (a não ser que junto esteja a receita médica), álcool, armas, materiais inflamáveis ou substancias tóxicas.
Além disso, leve notas fiscais de aparelhos eletrônicos como celulares e câmeras.
Conclusão
Depois de todas essas dicas ficou muito mais fácil comprar a sua passagem para Portugal e preparar a sua mala para viagem.
Por isso, não deixe nada para a última hora e comece a listar tudo o que será necessário e garante uma viagem mais tranquila e confortável.
Comprar a passagem para Portugal é um passo importante para você conhecer um novo mundo.