Como morar na Espanha?

Compartilhe <3
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares


Você ainda não sabe o que precisa fazer para conseguir morar na Espanha?

Então, para tudo o que você está fazendo.

Que esse texto vai te explicar qual a melhor forma de morar na Espanha de forma legal.

 

Por que morar na Espanha?

Morar na Espanha tem se tornado cada vez mais comum para os brasileiros e, o resultado, é que sempre surgem dúvidas de por que mudar de país.

morar na Espanha - Como morar na Espanha?

Por isso, se você ainda está com aquele pé atrás ou está repensando sobre a sua viagem, chegou a hora de ter a certeza que morar na Espanha, pode ser uma ótima opção.

 

– Comida:

Se existe uma coisa que chama a atenção na hora de ir morar em outro lugar ou simplesmente viajar é a comida.

A culinária da Espanha chama tanto a atenção dos estrangeiros que, muitas receitas, acabam incorporadas e são refeitas com diversos ingredientes.

morar na Espanha 1 - Como morar na Espanha?

Por lá, você vai comer bem e comer alimentos variados como peixes, presuntos, batatas, cordeiro, entre outros.

 

– Saúde pública:

A saúde pública na Espanha é tão boa que apenas 10% da população tem planos de saúde privados.

No país, a saúde também é considerada um direito e, por isso, deve ser gratuita para qualquer espanhol ou estrangeiro que esteja legalmente no país, seja de passagem ou morando.

 

– Transporte:

morar na Espanha 2 - Como morar na Espanha?

O carro é um item quase dispensável para os espanhóis, as linhas fazem vários horários durante o dia e a noite.

Além disso, o transporte público tem um custo baixo e são adaptados para idosos, carros de bebês, deficientes e qualquer outra necessidade.

Como morar na Espanha legalmente

Para que você possa morar na Espanha, deve fazer algumas coisas para que a sua situação com a lei não seja prejudicada neste processo, portanto deve ter cuidado ao ir para lá.

Não sabe como morar na Espanha legalmente? Fique calmo, vou lhe dar algumas dicas para que este objetivo não esteja tão longe do seu alcance.

 

morar na Espanha 3 - Como morar na Espanha?

Para que possa morar na Espanha, deve estar dentro de um destes grupos:

  • Estudantes de intercâmbio;
  • Trabalhador;
  • Família estrangeira.
  • Aposentado

Se você não está dentro de nenhum destes grupos, será mais difícil morar na Espanha, portanto deve tentar alguma destas opções para ter mais chances de realizar o seu sonho.

 

Como morar na Espanha para estudar?

Estudar na Espanha pode ser uma alternativa muito interessante para morar fora do Brasil, pois além de lhe ajudar com a sua nova moradia, está lhe ajudando ainda mais com a sua formação acadêmica.

Porém, é muito difícil conseguir uma bolsa de estudos na Espanha, e guardar dinheiro para morar no exterior e ainda pagar uma faculdade pode ser complicado.

Porém, a opção de guardar as suas economias para que possa estudar na Espanha é uma alternativa válida, pois mesmo que leve um tempo, você terá como se manter por lá e poderá arranjar algum emprego para ter mais estabilidade.

morar na Espanha 4 - Como morar na Espanha?

Caso queira ir para a Espanha estudar, deve ter em mente que precisará organizar todos os seus documentos e fazer a solicitação do seu visto de estudante.

Os documentos que deve organizar e separar para a sua viagem são:

  • Documento de solicitação do visto de estudante – Cópia e original;
  • Foto 3×4 para o passe;
  • Passaporte válido por no mínimo 4 meses – Cópia e original;
  • Certificado com antecedentes criminais;
  • Número do CPF ou RG – Cópia e original;
  • Registro nacional de estrangeiros;
  • Carta de matrícula em uma escola ou centro de estudos;
  • Um atestado médico anexado ao formulário – Última página;
  • Um seguro de saúde que cubra todo o período que foi solicitado no visto;
  • Extrato bancário ou imposto de renda para comprovar meios de se sustentar.

Esses documentos devem ser feitos aqui no Brasil antes que você possa solicitar o visto para essa viagem, portanto deve se preparar tanto para fazer estes documentos como para a sua viagem.

Além disso, em alguns casos pode ser necessário que você apresente cursos de espanhol ou comprove a sua eficiência com a língua estrangeira.

Pode ser necessário também que você apresente a comprovação de que você tem uma moradia ou um local para ficar, portanto deve pesquisar as suas opções e resolver esse problema antes da viagem.

Se o seu visto como estudante for de apenas 6 meses e você precisar de mais tempo para os seus estudos, deve ir até o serviço de estrangeiros para solicitar o seu passe de estudante um mês antes do seu visto acabar.

Além disso, o visto de estudante permite que você consiga um emprego ou um estágio, porém devem ser apenas 20 horas semanais e você vai precisar do comprovante de seus estudos de escolas autorizadas.

 

Como morar na Espanha para trabalhar

Na Espanha, você pode ir passar até 90 dias para turismo, porém até para trabalhar você vai precisar de um visto e também dos documentos necessários para poder entrar no país.

Trabalhar na Espanha pode ser complicado se você não souber falar Espanhol fluentemente, portanto deve fazer um curso mais aprofundado sobre a língua para que possa estar preparado para esta viagem de trabalho.

 

morar na Espanha 5 - Como morar na Espanha?

Os documentos necessários para que possa ir para a Espanha trabalhar são muito simples, pois são os mesmos que são necessários para estudar lá, porém trocamos a carta de matrícula pelo contrato de trabalho.

Esse contrato de trabalho deve ser carimbado pelo escritório de estrangeiros e deve ter validade de até 3 meses, pois caso o processo demore um pouco você não vai precisar pedir outro documento.

Quando chegar na Espanha, além de ter um certo conhecimento sobre a língua estrangeira você deve se inscrever no regime de segurança social e solicitar o seu cartão de trabalhador para que possa ficar lá por mais de 6 meses.

Outro fator que deve ter em mente é que você precisa ter a certeza de que esse trabalho será duradouro, pois você não deve gastar excessivamente para uma viagem que não vai lhe trazer os resultados que você espera.

Agora já sabe como morar na Espanha para trabalhar e estudar, portanto apenas uma opção resta para que possa ir para morar lá sem ter quaisquer problemas, essa opção é o reagrupamento familiar.

Como morar na Espanha – Família estrangeira

Se você tiver uma família estrangeira ou se você for casado e tiver uma união com alguém da Espanha também poderá morar lá sem precisar de um visto ou de documentação prévia.

O único documento que você vai precisar para que possa ficar na Espanha com a sua família é a carteira de residência de familiar, pois ele será necessário para que não tenha problemas em relação a sua moradia por lá.

As opções para que possa morar na Espanha em razão de família são:

  • Se tiver algum cônjuge;
  • Companheiro com que tiver uma união registrada no país;
  • Companheiro estrangeiro que tiver mais de um ano de união comprovada em cartório;
  • Se tiver algum descendente de lá que esteja precisando de algum tipo de cuidado especial;
  • Ascendentes seus ou de seu parceiro que dependam de você e que morem no país;
  • Outros membros da família que sejam de lá e que precisem de algum tipo de cuidado médico ou que precisem de ajuda para preservar a sua saúde.

– Aposentado:

morar na Espanha 6 - Como morar na Espanha?

Se você já está aposentado e quer curtir esses anos de férias na Espanha, é possível solicitar um visto exclusivo para essa finalidade.

Para isso, o consulado pede o comprovante dessa renda fixa, mostrando que você tem condições financeiras de viver bem sem trabalhar no solo espanhol.

 

Qualquer um destes motivos é o suficiente para que possa morar na Espanha sem ter problemas com o seu visto, portanto deve ter todo o cuidado com o método que escolher para ir morar na Espanha.

Espero que todas essas dicas para que você possa morar na Espanha tenham lhe ajudado com as suas dúvidas e lhe dado um meio de saber mais sobre o país que você está indo e sobre os documentos para que possa viver lá.

Além disso, não deve se esquecer que cada um dos documentos que você precisa para trabalhar ou estudar na Espanha é pago, portanto você deve ter um dinheiro além de suas economias para que possa se preparar para ir até a Espanha.

Os documentos necessários podem custar até R$250 reais e são obrigatórios, portanto você deve se preparar para esta despesa e não deve se preocupar com a documentação, pois após organiza-la você não terá mais problemas.

 

A vida na Espanha

A Espanha tem um salário mínimo baixo, se comparado a outros países.

Porém, você vai notar que o custo de vida no país também é bem abaixo daquele que você está acostumado.

morar na Espanha 7 - Como morar na Espanha?

Além disso, apesar da existência de um salário mínimo, grande parte dos trabalhadores recebem um salário médio.

Esse salário é relativamente maior (em torno de 500 euros) que o salário mínimo.

Morar na Espanha significa abandonar o lugar onde você nasceu e a maior parte dos costumes que você tem.

Por isso, antes de enfiar a cara no território espanhol, você precisa pesquisar e conhecer o funcionamento do país.

Isso implica conhecer as regras, deveres e direitos.

Dessa maneira, você evita multas, vergonhas e até uma dúvida quanto ao que fazer em algumas situações.

morar na Espanha 10 - Como morar na Espanha?

A Espanha, por exemplo, tem cidades que aplica uma multa em torno de 200 euros para quem não recolhe a sujeira do seu cachorro ao passear pelas ruas.

Essa quantia pode até parecer um pouco exagerada, mas se você olhar as ruas das cidades vai perceber como o local é limpo, e isso explica que todos querem que continue daquele jeito.

Outro fato comum a turistas de primeira viagem na Espanha, é serem multados ao atravessar a rua fora da faixa ou quando o sinal para pedestres estiver vermelho.

O país tem várias regras de segurança e os automóveis tem o hábito de parar para que os pedestres atravessem, porém é preciso ficar de olho nos limites estabelecidos pela lei.

morar na Espanha 8 - Como morar na Espanha?

Uma característica comum dos estrangeiros que procuram qualidade de vida indo marar na Espanha, é que eles acabam deixando as grandes metrópoles de lado e dão preferência para as cidades menores.

O território do país é bem diversificado e é possível encontrar uma cidade do jeitinho que você sonha para viver.

Por isso, cada vez mais os turistas e futuros moradores tem procurado lugares mais calmos e paradisíacos.

Nesse quesito de sonho entram as cidades com chalés, montanhas, grandes pastos verdes, praias e lugares escondidos no meio de toda a beleza que o país oferece.

 

Conclusão

Ir morar na Espanha é aquela ideia que você estava esperando para ter um outro rumo na vida ou simplesmente sair da sua zona de conforto.

morar na Espanha 9 - Como morar na Espanha?

A burocracia pode até parecer um pouco chata, mas facilita a sua vida na hora de conseguir atendimentos, contas e passes.

Por isso, a melhor opção é ficar legalmente no país, seja por um visto de longo prazo ou para aquela viagem curta para conhecer o lugar.

Agora espero que você já saiba como morar na Espanha com tranquilidade e sem ter problemas de documentação, portanto se prepare e vá morar no lugar dos seus sonhos.



Compartilhe <3
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares

Deixe um comentário