Morar na Alemanhã

Compartilhe <3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


morar na alemanha - Morar na Alemanhã

Se você tem o sonho de morar em outros países e um desses país é a Alemanha, esse artigo é especialmente para você. Mostrarei algumas dicas e informações sobre o que acontece na Alemanha e como fazer para morar em alguma das cidades alemãs.

O país é localizado na Europa Central, possui mais de trezentos e cinquenta mil metros quadrados em sua extensão, sua população é cerca de oitenta e dois milhões de habitantes e é influenciando por um clima temperado (as temperaturas são bem distribuídas dentro das estações ao longo do ano).

A Alemanha é uma republica com dezesseis estados, e a capital (maior cidade) é Berlim. Considerada a quarta maior economia do mundo em poder de compra.

Agora que já conhecemos um pouco sobre a Alemanha, vamos ao que interessa, como morar nesse país.

O que eu preciso para morar na Alemanha?

As dicas e informações que estarão descritas nesse texto é somente para quem deseja morar na Alemanha, se por um acaso você está pensando em passar umas férias ou só conhecer o país em uma viagem passageira, toda essas burocracia será desnecessária.

A primeira coisa que você deve fazer para ser um residente europeu (considere a Alemanha) é possuir um visto.

O visto é conseguido a partir do momento que você pratica algo que lhe de a permissão de requerer um visto. Por exemplo, você pode ir para a Alemanha estudar, trabalhar, como companheiro(a) de alguém (esse alguém deve ser um cidadão europeu).

Assim que você conseguira o seu visto, solicitando ao setor de imigração, enviando toda a documentação e comprovando que você vai para determinado pais, nesse caso a Alemanha, para aquele fim (estudo, trabalho, casado).

Com o visto em mãos ou a solicitação encaminhada, o primeiro documento que você precisa retirar ao chegar na Alemanha é o “Anmeldung”. Esse documento é como um comprovante de endereço e com ele você consegue solicitar os outros documentos, o “Anmeldung” é a porta de entrada para quem pretende morar na Alemanha.

Lembrando que para a comprovação do endereço não são aceitos hotéis, hostels ou aqueles locais cadastrados no Airbnb.

Então para conseguir o registro você precisa de um local para morar, além disso um contrato e uma carta assinada pelo proprietário do local, dizendo que você está morando naquele local.

Local contratado, você já está morando em algum lugar “fixo”, você precisa ir até a subprefeitura da cidade onde você está na Alemanha, levando toda a documentação (contrato e carta de recomendação) para requerer o “Anmeldung”.

Mesmo que você seja um estudante, precisará do visto estudantil e para tirar esse visto, é preciso o comprovante de endereço (um dos documentos), verifique antes se o local que você vai morar permite que você comprove o endereço, caso contrário procure outras opções disponíveis.

Faça um planejamento antecedente a sua ida para a Alemanha, seja individualmente com pesquisas na internet (verificando os formulários obrigatórios) ou até mesmo entrando em contato com uma agência de intercâmbio.

O segundo passo é abrir uma conta bancária. Sevocê já tem uma conta no Brasil verifique se ela faz transferência automática do dinheiro para uma conta internacional e também se é possível abrir uma conta nova estando no Brasil, antes de viajar para a Alemanha.

Abrindo uma conta diretamente nos bancos alemães, os funcionários oferecem aos clientes vários tipos de seguros (casa, carro, vida).

A dica é fazer os seguros, pois pode ser uma garantia de segurança, pois mesmo estando na Europa, a Alemanha também tem seus perigos. Em Berlim o furto de apartamentos é um dos crimes mais registrados, são nesses casos que o seguro residencial se faz necessário.

Benefícios de morar na Alemanha

Ao chegar na Alemanha você poderá estar se deparando com serviços de “outro mundo”, um deles é o sistema de transporte coletivo. O sistema de transporte alemão é muito eficaz, pontual, qualidade impecável e te leva para todos os lugares, fazendo com que seu roteiro a locais distantes fique mais próximos e viáveis.

Essa fato favorece muito as pessoas que desejam conhecer outros lugares dentro da Alemanha ou até mesmo fora do país (dentro da Europa), pois além de rápido é um meio de transporte com excelente qualidade e segurança.

O custo de vida é muito bom, com trinta euros em um supermercado da Alemanha você consegue encher o seu carrinho de compras e ter comida por um bom tempo.

Um destaque para diversão são os parques, onde você consegue se divertir, fazer pique niques, alguns deles é permitido nadar nos lagos e isso é realmente incrível.

A educação é outro fator muito considerável na Alemanha, os alemães são muito prestativos e o ensino também é excelente, os professores incentivam sempre os estudantes a buscarem algo mais para suas carreiras, prezando sempre pela boa educação com os outros.

A acessibilidade na Alemanha é algo muito importante para se ressaltar, ao contrário do que você está acostumado no Brasil. Na Europa os deficientes físicos possuem muitas facilidades, por isso é mais fácil encontra-los pelas ruas das cidades alemãs.

Até bicicleta para cadeirantes você encontrará na Alemanha.

A distribuição de renda na Alemanha é outro benefício que as pessoas podem usufruir, a igualdade social é um dos princípios alemães.

Quais as situações estranhas que você vai encontrar na Alemanha?

A Alemanha não é só maravilhas, assim como todos os lugares tem as suas coisas estranhas acontecendo pelo país e pode ser algo incomum par algumas pessoas.

Não se preocupe que esses fatos não prejudicará a sua ideia de morar na Alemanha, pelo contrário, acredito que até motivará você a conhecer o país e ver como isso funciona, sendo tão diferente.

Algumas ruas na Alemanha apresentam dois nomes diferentes, é isso mesmo, a mesma rua tem dois nomes distintos.

Na Alemanha existem horários para que as crianças possam brincar, ainda não sabemos se é pelo fato da segurança ou algo cultural mesmo, porém é algo muito estranho de se ver.

Ao chegar no restaurante da Alemanha e pedir uma pizza, virá uma pizza inteira só para você e não como no Brasil que geralmente as pessoas dividem em quatro ou oito pedaços, além disso o garçom passa de mesa em mesa perguntando se a comida está boa.

Os banheiros alemães não tem ralo, então cuidado na hora que for fazer a limpeza da sua casa, o ideal é só passar um pano mesmo pelo banheiro ao invés de jogar um balde com água.

Algumas regiões da Alemanha não tem o serviço de lixeiro.

Uma grande diferença para as pessoas que perdem o emprego na Alemanha e as pessoas que perdem o emprego no Brasil, é que na Alemanha o governo contribui com o aluguel da casa, alimentação e escola.

Uma curiosidade é que os alemães costumam trocar de roupas nas ruas, se cobrem com uma toalha por exemplo e trocam de roupa em locais públicos mesmo.

Conclusão

Chegamos ao final de mais um texto e você verificou as vantagens para quem pretende morar na Alemanha. Você viu algumas informações que você precisa saber ao chegar no país e conte a ajuda de pessoas que já passaram por essa experiência para te ajudar no planejamento da sua viagem.

E assim que chegar na Alemanha, também conte com a ajuda de pessoas que estão na mesma linha que você ou que já passaram por isso. Aproveite para interagir conosco contando a sua experiência futura e deixe suas perguntas para que possamos lhe ajudar da melhor forma.



Compartilhe <3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário