Quer curiosidades, história e a divisão e o mapa da França?
Então não espere mais para conhecer o mapa da França e outras informações que podem surpreender você.
Território e o mapa da França
O mapa da França se estende do mar Mediterrâneo até o Canal da Mancha e Mar do Norte, depois segue do conhecido rio Reno até o Oceano Atlântico.
A França faz fronteira com a Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália, Espanha, Mônaco e Andorra.
Esse país é também a maior nação de toda a União Europeia e o terceiro maior da Europa, ficando depois da Rússia e da Ucrânia.
Localizado na Europa Ocidental, a França, tem terrenos planos e suaves colinas na parte norte e oeste. Já na parte sul e leste os terrenos são marcados por montanhas e Alpes.
O clima é considerado marítimo e temperado mediterrânico, sendo que entre os principais possíveis desastres naturais estão as inundações e avalanches.
Além disso, o país corre risco com fortes tempestades de inverno e a seca que pode gerar incêndios florestais.
Por todo o mapa da França existem recursos naturais que são fortemente utilizados no país, como:
- Carvão e minério de ferro;
- Bauxita e zinco;
- Urânio e arsênio;
- Potássio e gesso;
- Madeira e peixes.
Divisão territorial do mapa da França
O mapa da França é dividida em 22 regiões metropolitanas e um território considerado coletivo, a Córsega. Já essas regiões são divididas em 100 departamentos que são separados em 329 distritos.
Além de todas essas divisões, a França está dividida em mais de 36 mil comunas (municípios) e tem 5 regiões ultramarinas que possuem o mesmo estatuto das outras regiões (metropolitanas).
As cidades de Paris, Marselha e Lyon dividem-se em mais de 40 circunscrições municipais.
Para entender melhor o funcionamento dessa divisão, é preciso saber que todas as regiões, departamentos e comunas são definidos como coletividades territoriais.
Essas coletividades tem assembleias e poder executivo local e as regiões da França são:
- Centro-Vale do Líger;
- Altos da França;
- Borgonha-Franco-Condado;
- Auvércia-Ródano-Alpes;
- Córsega;
- Bretanha;
- Normandia;
- Grande Leste;
- Nova-Aquitânia;
- Ilha de França;
- Provença-Alpes-Costa Azul;
- País do Líger;
- Occitânia.
Em 1982 aconteceu a descentralização de leis e com isso cada região da França passou a ter um Conselho Regional, que é eleito por seis anos.
A França e a História
Considerada uma das grandes potências mundiais, a França tem uma história antiga, repleta de cavernas e estórias sem fim certo.
A cidade de Massália foi um dos locais escolhidos para jogos gregos e aconteceu onde hoje está localizada a cidade de Marselha, proximo ao Mar Mediterrâneo.
Até onde se tem conhecimento, essa é a cidade mais antiga do país seguido pela parte sul de onde hoje está localizada a Gália.
Esse território era dividido em reinos e os francos foram ocupando o território, que foi de onde veio o nome “Francie”.
A queda do império romano converteu a religião do território e chamou o país de “filha mais velha da igreja”, sendo que os francos abraçaram a ideia e chamaram o novo lufar de Frância.
O país foi sendo ocupado por diversos povos, e diversas línguas, até que o rei Carlos Magno juntou os reinos, formando um único grande império.
Com o renascimento, o país conseguiu se desenvolver e patronizar a língua local que foi sucedido por várias guerras entre o Reino da França e o Sacro Império Romano-Germânico.
Por volta de 1620 o rei Luís XIII centralizou o poder do Estado e real e destruiu aqueles que desafiavam as novas regras.
A monarquia veio sob o reinado de Luís XIV, transformando senhores feudais em cortesãos.
A França passou a ser o lugar mais populoso da Europa e o território continuou em crescente expansão até a Revolução Francesa, resultado de um governo mal planejado.
Passando por toda as crises e revoluções, a França conseguiu se reerguer e se tornar uma referência na economia, política e comércio.
Curiosidades da França
Agora que você já conhece a história e o mapa da França, existem algumas curiosidades que podem aumentar ainda mais a sua vontade de visitar o país.
– Pão francês:
Para os amantes desse pãozinho logo pela manhã, existe uma notícia curiosa: o pão francês não existe na França.
O país tem diversos pães que atendem até os gostos mais requintados, mas o carro chefe de vendas das padarias francesas são as baguetes.
Além disso, você vai encontrar facilmente a castanha-de-caju para venda na França, mas os franceses não têm a menor ideia que essa castanha vem de uma fruta.
– Petit Gateau:
A sobremesa queridinha de muito brasileiros pode ser encontrada na França, mas com outro nome.
Lá, essa sobremesa tem o nome de Coulant ou Mi-cut, sendo que se você pedir por um petit gateau vai receber um pedaço simples de bolo.
– Sair à francesa:
Essa expressão comum no Brasil, se refere a pessoas que saem de forma discreta, sem que outras pessoas percebam essa “corridinha” para fora.
Porém, na França, essa mesma expressão é usada pelos franceses com um detalhe, ao invés de franceses, eles usam o “sair à inglesa”.
– Estátua da Liberdade e Torre Eiffel:
A torre mais conhecida e visitada no mundo carrega uma informação pouco divulgada.
Além de levar toneladas de tinta todos os anos, os últimos 20 metros da Torre Eiffel é uma antena de rádio em pleno funcionamento.
E a cidade de Paris tem 3 Estátuas da Liberdade (aquela famosa de Nova York) em tamanhos menores.
Isso aconteceu porque o artista que fez a obra queria treinar antes de fazer a estátua final, e o artista era francês.
Todos esses testes estão em Paris, um no museu Arts et Mériers, uma no Jardim de Luxembourg e a última e também maior na Île aux Cygnes.
Conclusão
A França é considerada o país do amor, ou daquilo que é romântico, assim como a sua economia e influencia no restante do mundo não podem ser contestadas.
Agora que você entendeu o mapa da França e um pouco mais sobre o país, arrumar as malas de viagem e sair por lá, é a melhor opção