Capital da Holanda – Todos os detalhes e curiosidades

Compartilhe <3
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares


Quer saber tudo sobre a capital da Holanda? Você está no lugar certo.

Descubra todos os detalhes e as curiosidades de uma das cidades mais interessantes do mundo.

Você está pronto para isso?

 

História da capital da Holanda

A capital da Holanda recebeu o nome (uma junção) como uma homenagem ao rio que corta a cidade, chamado de Amster, e da cerveja mais famosa do país que é chamada de Dam.

A capital da Holanda é também a cidade com maior número de habitantes dos países baixos, mesmo que grande parte de instituições governamentais e a sede do país estejam localizados na cidade de Haia.

Amsterdã ou Amsterdam fica na região norte do país e é também o porto mais conhecido daquele território.

capital da Holanda 5 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

Esse porto foi considerado o mais importante durante o século 17, sendo o principal polo comercial e financeiro do mundo, incluindo o comércio de diamantes.

A capital da Holanda é considerada também a capital comercial e cultural do país, além de receber o título de segunda melhor cidade para viver.

A cidade ganhou força por volta de 1367, quando a expansão da pesca e do comércio se tornaram a atividade principal local e aquele porto foi considerado o ponto de encontro para compra e venda.

A capital da Holanda declarou sua independência no ano de 1578, sendo que a expansão marítima e o intenso comércio a levaram a competir com o império espanhol e português.

Por volta de 1600 a cidade criou a Companhia das Índias Orientais, a Bolsa de Amsterdam e o primeiro banco emitindo a sua própria moeda.

capital da Holanda 1 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

O governo da capital desenvolveu uma ideologia de tolerância para todos e qualquer habitante da cidade, independente dos grupos religiosos que já haviam sido perseguidos.

Com o declínio do comércio pelo mar devido o bloqueio de Napoleão Bonaparte, Amsterdã acabou caindo na mesma proporção em que outros portos cresciam.

Foi por volta de 1900 que a cidade voltou a se expandir, já que novos canais foram abertos e novas fábricas abriram as portas depois da Primeira Guerra Mundial.

Ainda que a Segunda Guerra tenha destruído grande parte do porto da capital da Holanda e perseguiu a maior parte da população, a cidade conseguiu se expandir e retomar o seu poder financeiro em 1950.

capital da Holanda 7 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

 

O que você precisa saber sobre a capital da Holanda

Seja qual for o motivo pelo qual você vai ir até Amsterdã, viagem de férias ou malas para morar, existem algumas curiosidades que você deve saber sobre a capital da Holanda.

 

– Transporte:

Assim como grande parte de outras cidades da Holanda, a capital é reconhecida mundialmente por abrir mão dos carros e investir na bicicleta.

Por isso, é comum você ver todos os habitantes locais (e turistas) pedalando pelas ruas.

Então, todo cuidado é pouco na hora de “dirigir a sua bike” pelas ruas da capital da Holanda. Tanto que existem ciclovias de ida e volta deparadas, sinais de trânsito para bicicletas e faixas para pedestres que você deve respeitar.

 

– Canais:

Sim, os canais da cidade são maravilhosos, mas olha o segredo: eles não são enfeite.

capital da Holanda 3 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

Os canais da cidade servem como um meio de transporte para botes, barcos e cargueiros além de serem usados para lazer e para a construção de casas-barco.

Os canais são ligados ao sistema de esgoto da capital (mas é proibido descarregar qualquer tipo de resíduo ali, ou seja, a água da descarga vai para outro lugar).

Os canais da capital da Holanda têm fauna própria e é comum que bicicletas sejam jogadas no rio, como uma tradição que depois o governo se encarrega de limpar.

 

– Clima:

O clima da capital da Holanda acontece de acordo com a água do mar, que equilibra as chuvas e a temperatura.

Por isso é comum que o clima mude de uma hora para outra, se está sol pode ser que daqui cinco minutos esteja chovendo, e vice-versa.

capital da Holanda 4 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

Ainda assim, as chuvas são mais comuns no verão com muito vento no outono.

 

– A maconha:

Um dos assuntos mais queridos e odiados da capital da Holanda é a legalização da maconha, sendo que esse assunto fica sempre em uma corda bamba.

Isso porque existem algumas regras sobre esse comércio.

Em primeiro lugar, a maconha só pode ser vendida em cafeterias (os Coffee Shops) e em segundo lugar, cada residência pode ter até 4 plantas para uso próprio e anda com no máximo 5 gramas.

E é por isso que a regra do país é um grande problema para a venda da erva, já que a cafeteria não pode ter mais que 4 plantas e o “comerciante” não pode andar com mais de 5 gramas.

capital da Holanda 6 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

A pergunta é: como suprir a necessidade do estabelecimento para conseguir vender para todos os clientes?

Enquanto as regras não se adequam a essa “legalização” os policiais acabam fazendo vista grossa e os estabelecimentos dependem de Drug Dealer (traficantes) para fornecer mais erva.

 

– Cidade segura:

Mesmo que seja uma cidade grande, a capital da Holanda é considerada segura e é incomum ouvir a ocorrência de algum crime violento.

Ainda que cuidados básicos sejam necessários em qualquer lugar, mesmo em um país de primeiro mundo.

Por isso não compre drogas ou bicicletas de vendedores de rua, provavelmente a mercadoria é roubada, e nem tente fotografar as garotas das ruas.

capital da Holanda - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

 

– Prostituição:

A prostituição também é legalizada na capital da Holanda, e no restante do país.

Por isso, existe um bairro chamado de “vermelho” com vitrines onde as mulheres mostram os serviços e atributos que podem oferecer.

Nesse bairro, só existem mulheres e travestis trabalhando, já que as mulheres têm receio de serem vistas procurando esse tipo de serviço e tem menos interesse por esses homens.

capital da Holanda 2 - Capital da Holanda - Todos os detalhes e curiosidades

Para finalizar, achomos este video muito interessante sobre Amsterdam e resolvemos compartilhar com vocês!

Conclusão

A capital da Holanda é uma cidade cheia de história e que promete ganhar o coração de todos os turistas, assim como ganhou dos moradores.

Por isso, conhecer Amsterdã é conhecer uma parte da história do país e garantir uma doa dose de curiosidade que só podem ser encontradas ali.



Compartilhe <3
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares

Deixe um comentário