Estudar em portugal – Saiba como

Compartilhe <3
  • 22
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    22
    Shares


Estudar fora do país pode ser o sonho de metade dos alunos de ensino médio para fazer um curso superior, entre os desejos, está estudar em Portugal.

Por isso, você precisa saber tudo para estudar em Portugal e garantir a melhor experiência de ensino que você possa ter.

AAEAAQAAAAAAAAWVAAAAJDdlZWVhNmM0LTFjZWEtNGIwNy05MGFjLWRiNTZmNTIzNDg1Yw - Estudar em portugal - Saiba como

Por que estudar em Portugal?

O país português é, sem dúvida, uma das primeiras possibilidades para quem quer estudar fora.

Essa possibilidade aumenta ainda mais se você não dominar o inglês ou se quiser continuar falando um idioma mais parecido com o de casa.

Portugal é também um destino que tem Universidades entre as melhores, com qualidade superior de ensino e custos mais acessíveis, isso sem falar na possibilidade de estudar de graça.

O país ainda oferece uma culinária única, repleta de pratos típicos, vinhos da melhor qualidade, queijos e um clima agradável.

A experiência ainda possibilita um crescimento pessoal e profissional diferenciado, colocando você em contato direto com um outro mundo e diante de diversas experiências que só poderiam acontecer fora do Brasil.

 

Como começar a estudar em Portugal

O ENEM é a melhor forma de dar entrada em um curso superior, mesmo quando falamos de estudar em Portugal.

ENEM - Estudar em portugal - Saiba como

Isso acontece porque existem inúmeras parcerias que permitem que a nota do Exame Nacional do Ensino médio seja usada também no pais português.

O projeto que começou na Universidade de Coimbra, abre a portas para mais de 600 alunos brasileiros em um único campus universitário.

Depois foi a vez das universidades de Aveiro, Algarve e do Porto abrirem as portas.

As universidades também oferecem programas de intercâmbio para que todos os alunos brasileiros possam concorrer a bolsas de estudo e tenham o ensino gratuito no solo português, tendo que se preocupar apenas em pagar moradia e alimentação.

Além disso, existe o Programa Erasmus e a Fundação CAPES.

 

– Programa Erasmus

Esse intercâmbio libera 1 ou 2 semestres para que alunos brasileiros possam ter a experiência de estudar fora do país.

Com isso, você consegue ver a diversidade dos estudos e um novo ambiente sem precisar pagar pelos semestres cursados fora do país.

7539a1b30386b8951ffea14c91e802dc XL - Estudar em portugal - Saiba como

– Fundação CAPES

Esse programa tem o objetivo de fornecer bolsas de estudo para Doutorado, Pesquisas pós-doutorado, Estágio Sênior, Apoio a Eventos no Exterior, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e Programas Estratégicos.

O grande benefício da fundação CAPES é que o valor das bolsas gira em torno de 1.300€ por mês.

Para o processo de ensino superior é preciso que o aluno seja o responsável pelo envio da documentação necessária.

magnifying glass 1020142 960 720 1 - Estudar em portugal - Saiba como

Por isso, é preciso ficar de olho nas datas para fazer as fichas e tentar uma vaga, estar preparado para enviar a documentação e para fazer a entrevista, que pode acontecer no mesmo país via Skype

Além disso, é preciso observar as exigências da faculdade e do curso.

Por exemplo, alguns cursos só podem ser realizados pela língua inglesa.

Isso quer dizer que os trabalhos, orais ou escritos, conteúdos e demais atividades do curso só vão acontecer em Inglês e, por isso, se você não domina o idioma, é melhor saber disso antes de fazer a inscrição.

O maior problema apresentado por alunos que querem o intercâmbio é que os nomes são escolhidos por universidades brasileiras.

Por isso, o processo é feito internamente e os alunos são elegidos de acordo com algumas características como notas, nível em idiomas e disponibilidade para atender as exigências.

De toda forma, vale a pena tentar todas as formas de ir para Portugal e garantir uma vaga de estudo.

 

Como escolher a formação para estudar em Portugal?

Assim como no Brasil é preciso dedicação para acessar os sites oficiais das faculdades e ver aquilo que os editais estão falando.

agerio e bndes e1514485808246 - Estudar em portugal - Saiba como

Escolher a formação requer uma busca constante por saber o que a faculdade oferece e procura, os níveis das provas, os tipos de questões e entrar nesse novo mundo.

Outra possibilidade para quem vai desenvolver pesquisas, por exemplo, é buscar por universidades que tenham um foco considerável em desenvolver novos projetos e buscar novas ideias, principalmente se a pesquisa é um pouco fora da caixa, com uma proposta diferenciada.

A vantagem é que as universidades oferecem esse tipo de informação através da página online de acesso e estão disponíveis para tirar outras dúvidas que possam surgir.

Depois dessa escolha, a maior parte das universidades realizam o processo todo online.

online 1 1024x783 - Estudar em portugal - Saiba como

Você vai precisar anexar documentos, preencher formulários, enviar mais comprovantes, fazer um currículo no estilo Europeu e a carta de motivação.

Tudo isso logo depois da aprovação, na correria mesmo.

Sem esquecer de arrumar as malas, conferir documentos pessoais, visto, passaporte, roupas, moradia, comida e qualquer outra coisa que vá caber na mala.

O que você ainda não ficou sabendo sobre estudar em Portugal

Uma das vantagens da aprovação para estudar em Portugal é que você garante um visto para todo o prazo em que o curso vai acontecer.

Isso fornece a legalização para você trabalhar e pedir outro visto para um dependente (filhos) ou conjugues (marido, esposa).

futurama - Estudar em portugal - Saiba como

Com isso, o conjugue ou dependente entra legalmente no país e também pode trabalhar.

Mais uma coisa, para você entrar em Portugal com o visto de estudante é preciso estar coberto por algum sistema de saúde.

Por isso, logo que souber da sua aprovação corra atrás de algum sem custo, como o PB-4.

Depois que chegar no território português ou antes de sair do Brasil, não se esqueça de entrar em contado com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O SEF é quem fornece o cartão de autorização de residência para estrangeiros, sendo que aquele primeiro visto vale apenas por 120 dias e a entrevista para a renovação pode demorar.

 

Conclusão

Estudar em Portugal, ou qualquer outro país, requer aquela atenção e dedicação para conseguir administrar as duas vidas enquanto a que você deseja não chega.

ead ead - Estudar em portugal - Saiba como

Por isso, é preciso saber prazos, taxas, informações, idiomas falados e até começar a organizar a papelada que você poderá precisar.

Estudar em Portugal será uma experiência única e que vai te trazer um mundo novo ao alcance das mãos.

Não espere pelo segundo semestre ou segunda opção e faça a primeira acontecer.



Compartilhe <3
  • 22
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    22
    Shares

Deixe um comentário